reunião

Turquia e ONU tentam desbloquear a exportação de cereais da Ucrânia

Reunião de quatro interlocutores terminou sem novidades, mas a Ucrânia acredita que um acordo pode estar próximo – se a Rússia quiser. Erdogan e Putin encontram-se em Teerão na terça-feira.

Militares russos e ucranianos reuniram-se na quarta-feira em Istambul com homólogos turcos e uma delegação da ONU para tentar desbloquear a exportação de cereais da Ucrânia. O encontro terminou ao fim de três horas sem que nenhuma das partes explicasse se foram feitos progressos.

O ministro da Defesa turco explicou à AFP que as negociações deviam permanecer “confidenciais” até que um acordo seja alcançado. Para que isso aconteça, a Ucrânia quer garantias de que a Rússia não vai aproveitar a oportunidade para atacar Odessa, enquanto a Rússia insiste que todos os navios que transportem cereais devem ser fiscalizados previamente para garantir que não são usados para enviar armas e outro material militar.

O plano proposto pela Turquia e pela ONU prevê a criação de três corredores seguros no mar Negro, contornando as minas marítimas colocadas em redor do porto de Odessa. Em Istambul deverá ficar instalado um centro de comando da operação, com funcionários turcos e da ONU, e em cima da mesa está a hipótese de os navios mercantes serem escoltados por navios de guerra de países terceiros – […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: