Ao poder político, para além de muitos outros “deveres” é exigível que dê um sinal ao pais sobre os sectores e clusters que serão fundamentais para o sucesso da economia portuguesa. Vou apenas analisar o sector da Agricultura Portuguesa e do “cluster” dos produtos tradicionais portugueses qualificados (DOP, IGP, ETG).
Se for comunicado aos produtores e aos consumidores que esta é uma aposta de futuro (basta analisar os apoios financeiros da PAC), os investimentos neste cluster e no consumo serão evidentes. A minha proposta é que seja criado um plano de acção para este cluster e no qual esteja claramente identificado uma estratégia de comunicação com os dois públicos alvos principais (produtores e consumidores). A estratégia passará “tão simplesmente” por explicar aos consumidores quais são este produtos, o que representam para a economia e para a sua qualidade de vida e como distinguirem os símbolos e marcas de certificação.
Ponto de situação sobre os produtos tradicionais portugueses:
- As acções comerciais e de marketing, bem preparadas e sustentadas a nível técnico e humano, são muito esporádicas e residuais, não se desenvolvendo de forma articulada e associada de modo a chegarem expedita e incisivamente aos mercados.
- É necessário continuar a desenvolver um conjunto de políticas comerciais e de marketing que permitam a valorização deste produtos, segundo uma lógica de diferenciação e posicionamento de mercado pela qualidade.
- É importante aproveitar a dinâmica de mudança de atitudes dos consumidores na Europa, sobretudo uma maior sensibilidade para os riscos alimentares.
Celso Guedes de Carvalho
Bacharel em Gestão de Marketing
Evoluir – Comunicação & Imagem, Lda