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Pavilhão de Portugal em Chengdu – O Showroom permanente de produtos portugueses na China

No próximo mês de setembro, abre em Chengdu, a capital da província de Sichuan e quarta maior cidade (em densidade populacional), aquele que será o maior showroom de produtos portugueses na China.

Com aproximadamente 700 m2, distribuídos por 2 pisos, o espaço, é dedicado à exposição de produtos das mais diversas fileiras nacionais com potencial exportador.

Nesta fase inicial, a fileira agroalimentar ganha maior relevância, com especial destaque para o vinho, o qual ocupará uma área total de 70m2. Para além da área de exposição, o showroom português terá uma cafetaria e um restaurante, os quais vão ser utilizados também para apoio nas sessões de demonstração dos produtos agroalimentares. Esta sala multifuncional, com cerca de 200 m2, vai permitir colocar em prática uma agenda anual de eventos, tais como: apresentações comerciais, eventos culturais e de promoção turística entre outros eventos sociais relacionados com Portugal. O Pavilhão de Portugal terá ainda um quiosque de promoção turística, cujo objetivo é trabalhar em estreita colaboração com empresas portuguesas na captação de clientes B2C e B2B, tanto numa lógica de oferta turística como oferta MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions). Por fim, o Showroom terá um estúdio totalmente dedicado ao comércio online.

Este Showroom resulta de uma parceria luso-chinesa, que conta com um investimento inicial de 700 mil euros (60% do capital é de origem portuguesa) e que prevê um investimento faseado até 3 milhões de euros.

O Showroom fica situado no complexo de Pavilhões Nacionais de Chengdu Eurasia, onde neste momento já estão em funcionamento mais de 30 Pavilhões Nacionais. A proximidade com a Estação Ferroviária Internacional de Chengdu foi o fator determinante para a construção deste complexo, dado que nos últimos anos esta estação tornou-se a mais importante em toda a China, movendo anualmente milhares de contentores de mercadorias com origem ou com destino à Europa e de Chengdu para toda a China continental.

De forma, a consolidar este local como o espaço privilegiado para comercialização de produtos importados, as autoridades chinesas estimulam ativamente as entidades gestoras dos Pavilhões com alguns benefícios decorrentes do investimento realizado na construção dos Showrooms Nacionais dos diversos países abrangidos pela estratégia One Belt One Road.

Se é verdade que algumas marcas portuguesas já estão no mercado Chinês com operação própria, ou associadas a parceiros locais, este projeto diferencia-se dos demais pois pretende juntar num único espaço empresas portuguesas. A estratégia, passa por criar uma oferta diversificada de produtos que se consideram fundamentais, no sentido de conseguir dar resposta a este gigantesco mercado. A China é o maior retalhista online do mundo, com mais de 443 milhões de compradores ativos que resultam em 42 milhões de encomendas diárias e 60% das vendas online de produtos alimentares.


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