O novo Ministro, a Agrovouga e o Sector Leiteiro – Manuela Dias

Esperei, muito expectante, o anúncio de quem seria o novo Ministro da Agricultura. Claro que nunca esperei que fosse uma Ministra. Esperei sim que fosse alguém que para além de ter todas as qualidades de um bom Ministro (!!!) fosse também alguém, verdadeiramente, ligado à Agricultura. Fiquei, todavia, frustrada, porque para além de me ser totalmente desconhecido, também não está ligado às Ciências Agrárias. Não esperava, por certo, que fosse Agricultor, mas alguém que conhecesse minimamente a vida que cada um de nós leva. Espero, no entanto, que eleve a nossa classe. Que não se repitam discursos como os que nos habituamos a ouvir, de que a agricultura é um sector que ainda não está em crise (e quantos de nós já estávamos com a corda ao pescoço?), que temos muitos milhões a caminho (mais uma vez subsídio -dependentes e ainda não chegou nada!) e…. muitas mais que todos nós nos lembramos muito bem! Mais respeito é o que espero (e talvez esperemos todos nós) deste Ministro.

Não posso também deixar de referir, à laia de desabafo, que infelizmente não consigo entender muito bem o porquê de algumas associações de produtores de leite (neste caso a APCRF), num momento como este que atravessamos, patrocinar eventos festivos quando deveríamos de estar todos de luto. Provavelmente passou ao lado de muitos produtores de leite a Greve do Leite que alguns países da Europa levaram a cabo, nomeadamente a França a Bélgica e a Alemanha. Enquanto eles lutam por um preço justo para o seu produto, nós reunimo-nos em festa numa “Agrovouga”…

Como produtora de leite, participante também de alguns concursos Regionais e Nacionais, não concordo com este evento este ano! Ou será justo que os nossos colegas europeus sacrifiquem o leite deles por nós? Que temos feito nós por um preço justo para o nosso leite?

Manuela Dias
Produtora de leite (*)
Licenciada em Engenharia Agro-Pecuária

NOTAS DO EDITOR:
Recebemos o texto acima publicado como um desabafo de uma leitora não identificada do Agroportal.
Porque considerámos de interesse informativo e oportuno este desabafo da “produção”, solicitámos à autora autorização para a sua publicação.

(*) Explora com o marido um efectivo de aproximadamente 100 vacas em lactação no Concelho de Coimbra


Publicado

em

por

Etiquetas: