O melão picante, com gás e sabor único, é um tesouro gastronómico que só pode ser apreciado no Entre-Douro-e-Minho. E há um produtor de referência que faz tudo para se manter na sombra dos casca de carvalho. Uma certeza: “O importante é o toque, o modo como soam”: “com manhãs de orvalho, até parecem sinos a tocar”.
Pela raridade, porte imponente, melindre no cultivo e dificuldade na escolha, é visto e apreciado como coisa sumptuosa. Fruto dos reis, diz-se em relação ao melão casca de carvalho que, durante o Verão, é procurado como tesouro gastronómico no Entre-Douro-e-Minho. O sabor é apimentado e, quando bons, têm também uma efervescência gasosa, que levam a que também o apelidem como melão-champanhe, pela sensação de boca idêntica à dos vinhos da famosa região francesa.
É um fruto que na região atinge também o estatuto de lenda, multiplicando-se as histórias sobre o seu cultivo e consumo. E até de vigílias e disparos para impedir os assaltos nocturnos aos meloais. Um bom melão é um troféu, mas o problema é que são caros, têm que ser colhidos e consumidos quase na hora certa e nem todos saem bons.
Por isso, a temporada é excitante. Todos os anos circulam os palpites sobre as melhores tabernas e restaurantes para os saborear, os mais fiáveis dos pontos de venda estrategicamente colocados nas estradas mais movimentadas.
Palpites que nos últimos tempos têm destacado um produtor, fornecedor privilegiado para os restaurantes e tido como o mais fiável e autêntico guardião da tipicidade e sabor dos melões casca de carvalho. Mas, apesar de todos saberem já quem é, Aires Mesquita resiste em dar a cara. “O que interessa são os melões. Não há segredos, tudo depende do tempo, da terra e do trabalho”, sintetiza, avançando outro ponto decisivo, que é “saber escolher o melão, o momento da colheita”.
Mas que fruto é, afinal, este, que motiva tanta paixão e expectativa? Variedade típica do Entre-Douro-e-Minho, é apreciado pelas características aromáticas e gustativas, visto ser diferente da maioria dos melões comerciais, diz Hortense Fernandes na dissertação de mestrado sobre “Melão ‘Casca de Carvalho’ Técnicas Culturais e Análise Qualitativa”, que apresentou há uma década na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. “O sabor é apimentado e o aroma intenso, o que tem levado alguns produtores a apostar no seu cultivo, até porque a cotação de mercado é extraordinariamente elevada”, caracteriza.
Não é raro que os de Aires Mesquita atinjam os 10€/kg, factor tanto mais considerável quando um bom melão facilmente ultrapassa os […]