Portugal vive a pior situação de seca dos últimos 100 anos

A seca em Portugal continua a agravar-se e a afetar todo o país. A energia hidroelétrica armazenada em reservatórios de água está, atualmente, a metade da média de anos anteriores.

Em Portugal vive-se a pior situação de seca dos últimos 100 anos, com quase todo o país a enfrentar seca severa ou extrema.

A situação obrigou o Governo a tomar medidas, nomeadamente aprovar apoios financeiros e sistemas de monitorização e restrições no uso da água no início do ano. Mas este mês, durante a última reunião do Executivo, foram tomadas mais medidas de reforço e de condicionamento do uso de água.

Na agricultura, apesar do Governo garantir que a campanha de rega para 2022 vai acontecer, várias barragens no Algarve, Alentejo e Norte do país, apresentam limitações. Há localidades onde a água para consumo é recebida por autotanques. Muitos municípios ativaram planos de gestão e fizeram campanhas de poupança de água.

Os cientistas dizem que as alterações climáticas vão aumentar cada vez mais a probabilidade de episódios de seca e de ondas de calor. A seca “afeta todas as regiões de forma cada vez mais grave e frequente” e pode atingir três quartos da população mundial em meados deste século.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: