“Replantar Pedrógão”

A Celpa tem um compromisso permanente com a proteção e valorização da floresta. Um compromisso que se realiza com medidas concretas, que se cumpre com ação no terreno, sendo disso exemplo o programa “Replantar Pedrógão”.

O programa “Replantar Pedrógão” nasceu da necessidade de devolver a vida à floresta e a esperança à população de Pedrógão Grande depois dos incêndios de 2017.

Onde pouco mais havia do que cinzas, foram já plantadas várias espécies, entre as quais: pinheiro-bravo, eucalipto, medronheiros e carvalhos, obedecendo às melhores práticas.

Até ao momento, foram já rearborizados cerca de 130 hectares de floresta ardida e foram construídos ou beneficiados 54km de caminhos e aceiros.

Os Projetos RJAAR que foram aprovados e implementados, sob coordenação da Celpa na região de Pedrógão, foram estritamente cumpridos em todas as suas dimensões. Nestas incluem-se as diversas espécies plantadas bem como a sua localização e salvaguarda das distâncias obrigatórias por Lei aos diversos elementos da Paisagem.

Foi, por isso, com surpresa e indignação que a Celpa recebeu a informação de que podem existir no terreno pontuais incumprimentos decorrentes da instalação do programa “Replantar Pedrógão”.

Assim, e apesar de a Celpa não ser formalmente responsável pela manutenção das áreas em causa, a Associação da Indústria Papeleira solicitou, de imediato, ao ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que desenvolva os procedimentos que considere necessários para que a área abrangida pelo programa “Replantar Pedrógão” seja novamente espelho da legalidade que se impõe, e se alguma caraterística do projeto foi alterada após a sua plantação, a situação possa ser de imediato reposta.

Determinada em contribuir para uma melhor floresta, a Celpa também vai a partir de dia 8 de agosto, iniciar um processo interno de identificação minuciosa de toda a área já intervencionada e eventualmente caracterizar as situações que forem encontradas e que não cumpram os requisitos legais que fizemos questão de cumprir desde a primeira hora.

O programa “Replantar Pedrógão” está autorizado pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e tem como parceiros a Câmara Municipal de Pedrógão Grande, a Associação dos Produtores e Proprietários Florestais (APFLOR) e a Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, e envolve, para já, mais de trinta pequenos proprietários locais.

Fonte: CELPA

“ReNascer Pedrogão”


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: