Nunca ardeu tanto até julho em território europeu como este ano. Portugal tem a 3.ª maior área ardida da Europa e a maior percentagem de área ardida entre todos os Estados-membros.
Os incêndios florestais que estão a devastar a Europa representam já a segunda maior área queimada desde que há registo. Mesmo estando abaixo da sua média de incêndios, Portugal é o país com maior percentagem de área ardida entre todos os Estados-membros.
Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), arderam mais de 600 mil hectares em incêndios florestais em países da UE este ano. Este é o segundo maior total para qualquer ano desde 2006, quando começaram os registos. Em 2017, arderam 987.844 hectares.
A área ardida este ano representa 0,15% da União Europeia e corresponde a mais do dobro do tamanho do Luxemburgo. Nenhum outro ano do conjunto de dados tinha visto uma quantidade tão elevada de terras queimadas na Europa até Agosto.
Portugal, com mais de 57 mil hectares ardidos desde o início do ano, tem a terceira maior área ardida da Europa, apenas atrás […]