Anúncio feito pela Turquia.
Três navios com cereais deverão sair esta sexta-feira de portos da Ucrânia, segundo avançou esta quinta-feira o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar.
Os navios vão sair na sequência do acordo para desbloquear as exportações ucranianas de cereais.
O ministro adiantou também que um navio vazio deverá rumar à Ucrânia, depois de ser devidamente inspecionado, em Istambul.
Citado pela agência Reuters, Akar revelou que manteve conversações com os ministros ucranianos da Defesa e das Infraestruturas sobre as exportações de cereais.
O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixou o porto de Odessa na segunda-feira com destino ao Líbano. Na quarta-feira, ancorou no porto de Istambul para ser inspecionado.
A Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas, abrindo caminho para a Ucrânia – um dos principais ‘celeiros’ mundiais – exportar 22 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas que ficaram retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão da Rússia.
Os acordos também permitem à Rússia exportar cereais e fertilizantes, enquanto prosseguem operações de desminagem nas águas dos três portos selecionados, com a supervisão da Turquia e de uma equipa de peritos de diversos países.