João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, reúne-se na próxima segunda-feira m, dia 08 de agostos, pelas 10h00, na Câmara Municipal de Pombal, com os autarcas dos municípios das regiões do Centro e Lisboa e Vale do Tejo (+ Oliveira de Azeméis da região Norte), cujos concelhos foram afetados por incêndios de 2022 com mais de 500 hectares.
Participam igualmente na reunião os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM-RL), território que foi fortemente afetado por vaga de incêndios em que se perderam floresta e bens materiais, com especial incidência nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Leiria e Pombal.
Na reunião participam também os responsáveis nacionais e regionais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP, com o objetivo de proceder à avaliação das necessidades de recuperação da área ardida nas vertentes de estabilização de emergência e de reabilitação, com medidas de recuperação das áreas ardidas.
No quadro do novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais será analisada a possibilidade de serem estabelecidos contratos-programa com as associações de produtores e proprietários florestais ou agrícolas, ou ainda com as entidades coletivas de gestão florestal.
No domínio do ordenamento e gestão das áreas florestais, o Governo pretendente incentivar a criação das designadas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), que visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da encomia rural.
Recorde-se que a CIM da Região de Leiria tem reclamado, entre outras medidas, no tocante das operações de combate aos incêndios rurais e de apoio aos meios da proteção civil, a criação de um projeto de implementação e manutenção das redes de defesa intermunicipais (rede viária florestal e redes de pontos de água), condição necessária para mitigar os riscos de reacendimentos e propagação rápida de incêndios, fator crítico no prolongamento das ocorrências registadas nos últimos dias. Este projeto, com o orçamento de 21 milhões de euros, para executar 3 000 km de rede viária florestal e 360 pontos de água em toda a Região Centro, já foi entregue às autoridades regionais e junto da nova Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).
Fazem parte da CIMRL os Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Leiria, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Fonte: CIM Leiria