Elidérico Viegas

A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” – Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas | A opinião de Elidérico Viegas, empresário/gestor hoteleiro: “A Política da Água deve ser a prioridade das prioridades do Algarve, mas não tem tido a tradução prática que a actual situação exige”.

O Algarve é a Região do País onde a relação entre a Água e o Turismo é mais importante, intensa e durável. Esta realidade exigiria, só por si, uma gestão cuidadosa das disponibilidades de água, de forma a minimizar as consequências dramáticas de um cenário de seca prolongada, uma das características do clima mediterrânico, agravadas pelas alterações climáticas.

A água é não só um bem escasso, mas também fonte de vida e um recurso essencial para a manutenção dos equilíbrios ecológicos e ambientais à escala planetária. Os bens raros, especialmente quando necessários e indispensáveis à vida, tornam estes recursos ainda mais valiosos.

Entre as várias fragilidades regionais nesta matéria, sobressaem, entre outras, a necessidade de definir os microssistemas do interior, a implementação de sistemas de gestão e protecção dos aquíferos subterrâneos, a criação de planos de bacia para as ribeiras do Algarve, a construção de novas barragens e centrais de dessalinização e, sobretudo, a minimização das elevadas perdas nas redes concelhias de distribuição de água (mais de 20%).

A Política da Água deve ser a prioridade das prioridades do Algarve, mas não tem tido a tradução prática que a actual situação exige

O Algarve é um dos exemplos mais paradigmáticos da valorosidade da água, atendendo […]

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: