Novos Canadairs só chegam em 2024. “Até lá temos de viver com o que temos”, avisa Costa

“Até 2024 temos de viver com aquilo que temos e aquilo que temos são os Canadairs que foram produzidos no passado e que, já sendo antigos, estão sujeitos a novas avarias.”

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou esta sexta-feira que os dois novos avisões Canadair encomendados para Portugal no âmbito de uma operação conjunta da União Europeia ó deverão estar disponíveis em 2024, pelo que até lá Portugal e restantes países continuam dependentes dos modelos mais antigos já em uso.

“Este tipo de encomendas leva anos. A encomenda da União Europeia foi feita e creio que em 2024 começam a ser disponibilizados. Agora, até 2024 temos de viver com aquilo que temos e aquilo que temos são os Canadairs que foram produzidos no passado e que, naturalmente, já sendo antigos, estão sujeitos a novas avarias.”

Em resposta aos jornalistas sobre o facto de três destes aviões terem estado avariados uma série de vezes desde o início de julho, inoperacionais na altura de maior risco de incêndios no país, Costa explicou que “a Bombardier deixou há vários anos de produzir novos Canadairs, não há novos aparelhos, os Canadairs que vão circulando [entre os Estados-membros] são já utilizados […]

Continue a ler este artigo no Rádio Renascença.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: