O desafio da comunicação – Teresa Dias

Hoje, com a globalização e com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas devem ver a comunicação como uma ferramenta estratégica, que quando bem aplicada, torna-se num investimento.

Mas investir em comunicação não é fácil porque nem sempre se consegue garantir o resultado da campanha de comunicação esperado e porque é difícil medir os resultados. E, desta forma, tratando-se de um investimento que acrescenta valor à organização, e que por sua vez incorpora valor ao produto, comunicar exige os mesmos procedimentos que instalar uma cultura agrícola.

A decisão de avançar com uma cultura tem de ser ponderada. E só após a definição das quantidades que vamos oferecer ao mercado, é que se programa tudo o resto. Na comunicação o processo é o mesmo: primeiro identifica-se a necessidade e define-se a estratégia e só depois se programa a campanha.

Na Agromais a comunicação tem sido uma aposta constante e que envolve toda a organização. Procuramos que a comunicação e a informação andem lado a lado, assumindo hoje em dia uma importância crescente. O desafio é fazer chegar sistematicamente a informação aos nossos produtores para que lhe seja útil nas suas atividades e na gestão diária das suas explorações. O desígnio é potenciar os recursos e a produção, um processo que implica a existência de vários meios de comunicação integrados.

Os agricultores estão mais sofisticados, procurando o conhecimento científico e de gestão para além do conhecimento prático.

Na nossa atividade agrícola, os meios de comunicação que apresentam os resultados mais eficazes continuam a ser o contacto pessoal, o trabalho realizado diariamente pelos técnicos de campo e as novas tecnologias de informação que começam a ganhar uma grande dimensão junto do nosso público-alvo.

A Agromais pretende fortalecer a sua imagem e os seus valores. Para isso, é preciso apostar numa linha de comunicação moderna. Mantemos a nossa assinatura: “Acrescentamos Valor ao seu Investimento” porque queremos reforçar a importância da parceria, da escala e da valorização da negociação dos produtos no desenvolvimento da agricultura.

Esse é um desafio que nos motiva muita. Mas é, certamente, um desafio que temos de vencer em conjunto.

Teresa Dias
Departamento de Comunicação da AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L


Publicado

em

por

Etiquetas: