Portugal com maior percentagem de área ardida na Europa

Quase 1% de todo o território português ardeu nos primeiros sete meses do ano. Climatologista Carlos da Câmara defende que o país continua a ter uma “dependência excessiva das condições meteorológicas” no combate a incêndios.

Portugal é o país com maior percentagem de área ardida na Europa em relação à dimensão do país, indicam os dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).

A área ardida no país desde janeiro já ultrapassou os 84 mil hectares de mato e floresta. Portugal está no topo da percentagem de área ardida e é o terceiro com maior área ardida, atrás de Roménia e Espanha.

Os números do Sistema de estimativas do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais apontam para mais de 700 mil hectares queimados, fazendo deste o segundo pior ano de incêndios no continente desde que há registo.

No entanto, em declarações à Renascença, o climatologista Carlos da Câmara defende que a leitura tem de ser feita normalizando a área total e, nesse capítulo, Portugal está em primeiro lugar, registando a maior percentagem de área ardida este ano.

Quase 1% de todo o território português ardeu em 2022, com o país a aproximar-se da média nacional de 1,05%. Neste capítulo, Roménia e Espanha surgem muito abaixo de Portugal, com 0,6% e 0,5%, respetivamente.

A área ardida este ano representa 0,15% da União Europeia e corresponde a quase o triplo do tamanho do Luxemburgo ou 10% da Irlanda.

Nenhum outro […]

Continue a ler este artigo no Rádio Renascença.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: