meios UE Incêndios

Incêndios. “Não houve disponibilidade de meios da UE”

Comandante nacional de Emergência e Proteção Civil esclareceu que não houve um pedido formal de acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para o incêndio da Serra da Estrela, porque não havia meios disponíveis, mas Canadairs espanhóis ajudaram durante alguns dias.

Portugal encetou contactos, mas a União Europeia não tinha disponibilidade de meios para ajudar nos incêndios dos últimos dias, afirmou esta quinta-feira o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.

“O mecanismo europeu de proteção civil é utilizado também naquilo que tem a ver com a disponibilidade dos meios existentes no próprio mecanismo. Nós fizemos os contatos com os diferentes Estados, através do nosso contacto direto com Bruxelas, onde está a sede do mecanismo. E os outros países todos também estiveram envolvidos com grandes incêndios e, portanto, não houve essa disponibilidade de meios”, declarou o comandante da ANEPC.

André Fernandes adianta que aviões Canadair de Espanha estiveram a ajudar a combater o incêndio da Serra da Estrela, durante alguns dias, ao abrigo de um acordo entre os dois países ibéricos.

“Acima de […]

Continue a ler este artigo em Rádio Renascença.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: