O homem que quer reintroduzir os lobos na floresta escocesa

O sexagenário Paul Lister é o proprietário da Reserva Natural de Alladale, onde parte da floresta das Terras Altas escocesas está a ser reerguida. Para o conservacionista, a propriedade é quase aquilo que dá significado à sua vida.

“Sinto que estou numa estafeta de 4x100m. O problema é que, em vez de fazer parte de uma equipa de quatro elementos, estou sozinho. Ando aqui a correr de um lado para o outro e não tenho ninguém a quem passar o testemunho”, diz Paul Lister, proprietário da Reserva Natural de Alladale (Escócia), que em tempos já foi um terreno privado onde era possível proceder à caça desportiva de veados​ — e que, desde 2003, ano em que o agora sexagenário Paul a adquiriu, é uma propriedade onde a floresta está a ser replantada.

“Já fiz os primeiros três quartos da corrida. Está na hora de entregar o bastão à próxima pessoa. Preciso de ajuda. Tenho noção das minhas limitações e da minha vulnerabilidade.” Os breves segundos de silêncio que sucedem a esta última frase são interrompidos por uma gargalhada do britânico.

Paul Lister é, poder-se-á dizer, uma pessoa com as suas idiossincrasias. Não é preciso ter grandes capacidades de observação para perceber isso. Quando é hora de comer na pousada onde estamos hospedados, com amigos e conhecidos do anfitrião, este aplica um golpe suave sobre um gongo, estrategicamente colocado numa posição onde o som do instrumento chega com facilidade a todos os quartos. Grande amante de ténis, o filantropo e conservacionista não se importa de se ausentar da sala de refeições e interromper abruptamente a conversa que está a ter, se estiver a dar um jogo importante na televisão (e, em termos de calendário, a nossa estadia em Alladale coincide com a última semana do torneio de Wimbledon).

A sensação que dá é a de que o […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: