trator

Programa agrário moçambicano ultrapassa marco de 1.000 tratores entregues a agricultores

O Governo moçambicano entregou 1.087 tratores agrícolas através do programa agrário “Sustenta”, lançado em 2017, iniciativa tida como a que “mais contribuiu para a promoção da mecanização agrícola” em Moçambique, indica uma nota consultada hoje pela Lusa.

“Os 1.087 tratores financiados pelo ‘Sustenta’ representam hoje cerca de 55% do parque de tratores em funcionamento a nível nacional e 82% de tratores comercializados nos últimos sete anos”, refere-se no documento.

Além dos tratores, o programa “Sustenta” disponibilizou ainda 2.760 sistemas de rega gota a gota, 130.070 pulverizadores e 67 carrinhas.

Segundo a nota, a otimização do parque de máquinas exige um conjunto de medidas e políticas complementares, entre as quais a retoma da formação e certificação de operadores de máquinas agrícolas e a formação de 500 mecânicos para a manutenção dos equipamentos.

O programa “Sustenta”, lançado em 2017, tem sido a principal aposta do Governo moçambicano nos últimos tempos, tendo como principal objetivo reforçar a capacidade dos pequenos agricultores para impulsionar a industrialização.

O programa contou com um apoio inicial de 16 mil milhões de meticais (252 milhões de euros, no câmbio atual), desembolsados pelo Banco Mundial.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio de sobrevivência.

O Governo de Moçambique, que definiu a agricultura como uma prioridade da economia, tem apontado a industrialização do setor e a aposta na comercialização como dois dos seus principais desafios.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: