Os efeitos do incêndio da serra da Estrela em números

Esta terça-feira entra em vigor a declaração de situação de calamidade no Parque Natural da Serra da Estrela, em consequência dos danos causados pelos incêndios florestais. Será também esta terça-feira que arranca o prazo de 15 dias para a inventariação dos danos e prejuízos provocados pelos incêndios.

2200 km

Há dois anos, o Parque Natural da Serra da Estrela foi classificado o Estrela Geopark Mundial da UNESCO. A classificação abrange mais de 2200 quilómetros quadrados e inclui 145 geosítios que lhe dão a classificação de Património da Humanidade.

6 de Agosto

O primeiro dia de chamas foi registado na primeira semana de Agosto e afectou sobretudo seis concelhos: de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda e Manteigas.

1 ano

É o prazo durante o qual a região do Parque Natural da Serra da Estrela vai estar em situação de calamidade. O decreto estará em vigor até 30 de Agosto de 2023.

52%

Segundo o Governo, Manteigas foi um dos concelhos mais afectados pelas chamas, com cerca de 6300 hectares de área ardida, o equivalente a 52% do seu território. Também […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: