O primeiro navio fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos deixou, esta terça-feira, o porto de Yuzhny, na Ucrânia, em direção ao Iémen, numa medida que vai ajudar a aliviar uma das piores crises humanitárias do mundo.
OPrograma Alimentar Mundial (PAM) disse que o MV Karteria, com 37 mil toneladas de grãos de trigo a bordo, vai parar primeiro na Turquia, onde o cereal será moído em farinha antes de seguir para o Iémen, onde mais de 17 milhões de pessoas estão a lutar contra a fome aguda.
“A guerra na Ucrânia foi a gota de água no Iémen num cenário de conflito prolongado”, sublinhou o representante do PAM no Iémen, Richard Ragan.
O organismo de ajuda alimentar das Nações Unidas disse que será possível fornecer um saco de 50 quilogramas de farinha de trigo para quase quatro milhões de pessoas, que durará cerca de um mês.
A invasão russa da Ucrânia foi profundamente sentida no Iémen, criando uma das piores crises humanitárias do mundo e levando milhões de iemenitas – que vivem num panorama de guerra civil desde 2014 – à beira da fome.