Medronhalva

Medronhalva Lda. é titular da primeira certificação internacional de aguardente de medronho

A empresa de São Pedro de Alva, concelho de Penacova, continua na vanguarda da valorização territorial, através do medronhal, do medronho e dos seus produtos. Para além de gerir o primeiro medronhal certificado do mundo pela Norma de Gestão Florestal do Forest Stewardship Council® (FSC® C010103), sob a égide da Unimadeiras S.A., a Medronhalva acabou de obter o primeiro certificado internacional FSC de Cadeia de Custódia (APCER-COC-151200/FSC® C181765) para produtos não-lenhosos derivados do medronho, nomeadamente destilados (aguardente de medronho) e medronho em fresco.

Esta empresa tem dado cartas não só na gestão de medronhais com ênfase na sua multifuncionalidade, como também na valorização de produtos derivados de medronho. Para tal, têm sido fundamentais as parcerias estratégicas que vai estabelecendo ao longo do seu percurso. Neste processo a Medronhalva contou com o apoio da Unimadeiras S.A., da Quinta do Espinho (Destilaria Caratão, de Vasco Esteves de Baixo, Seia), da consultora Rita Calca, da APCER e da gráfica Euro2.

Criada em 2013, a Medronhalva Lda. gere cerca de 20 hectares de medronhal nas Terras de Mondalva®, no denominado Alto concelho de Penacova, que foi totalmente devastado pelo incêndio de 15 de outubro de 2017. Todavia, a resiliência da espécie aliada à perseverança dos responsáveis pela empresa e do seu colaborador, apoiados por vários voluntários e diversas organizações, possibilitaram a recuperação dos ecossistemas predominados por medronhais em produção biológica, nos quais muitas iniciativas inovadoras têm sido implementadas.

Os produtos agora certificados serão lançados no início deste outono, em parceria com as entidades envolvidas neste projeto. O seu lançamento será anunciado tão breve quanto possível, para possibilitar a partilha com todos os interessados nestes produtos únicos que resultam de todo um processo sustentável, desde a sua origem à sua prova.

Fonte: Medronhalva


Publicado

em

,

por

Etiquetas: