400 empresas portuguesas exportam para Singapura, essencialmente refrigerantes, azeite, cortiça e material eletrónico, num total de 71 milhões de euros
AEP – Associação Empresarial de Portugal e seis empresas nacionais estão em Singapura, entre os dias 5 e 8 de setembro, a participar na 22ª edição da Food & Hotel Asia (FHA), certame de referência para a região, que engloba a Food & Beverage e a Prowine, e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira da alimentação e de bebidas.
Em 2007, a AEP começou a desenvolver, de uma forma regular, ações com empresas portuguesas em Singapura, mas é já desde 1993 que a associação trabalha a Ásia. Em 1994, a AEP abriu uma delegação em Macau e desde essa data que realiza ações diversas a vários mercados da região do sudoeste asiático.
Este ano, na Food & Beverage estão a Ano 2000 (produtos alimentares), a Binomio (chocolate e produtos de confeitaria) e a Vieira de Castro (bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação). Na Prowine estão as empresas de vinhos e licorosos Herdade do Freixo, Mateus & Sequeira Vinhos e Vallegre Vinhos do Porto.
Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “a FHA é uma oportunidade para capitalizar a crescente procura dos consumidores do sudoeste asiático, nomeadamente de Singapura, Vietname, Tailândia, Malásia, Filipinas e Indonésia. Com 48 mil visitantes, oriundos de 100 países e regiões, dos quais 50% são decisores do setor do retalho, importadores e distribuidores, esta participação irá gerar oportunidades de negócio para as seis empresas nacionais que integram a comitiva da AEP”.
“Recentemente, os Estados-Membros da UE aprovaram um acordo comercial com Singapura – o primeiro deste género com um país do sudeste asiático, que entrará em vigor a 21 de novembro e será um alicerce para um relacionamento mais próximo entre a Europa e uma das regiões mais dinâmicas do mundo”, lembra o presidente da AEP.
Singapura é uma das economias mais abertas do mundo, dependendo em grande medida do comércio internacional. É um dos pontos mais importantes de distribuição a nível mundial, fruto da sua localização estratégica e das infraestruturas portuárias que dispõe.
Evidencia um significativo crescimento da indústria do turismo, um dos alicerces do seu desenvolvimento, o que significa oportunidades na área da indústria alimentar e de bebidas.
Singapura é o maior parceiro comercial da UE na região do sudeste asiático e alberga mais de 10 mil empresas da UE.
BOW – Business on the Way
O ano passado, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 100 empresas em 17 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
Fonte: AEP