Universidade de Aveiro vai testar estratégias de gestão florestal

Projeto FoRES arranca em outubro, tem a duração de ano e meio e financiamento europeu. Investigador David Carvalho lidera equipa e o trabalho de campo realiza-se em Trás-os-Montes. Com esta investigação pretende-se ajudar decisores e ‘stakeholders’ a definirem planos de gestão florestal.

Nasce na Universidade de Aveiro (UA), é um projeto de investigação e ataca um grave problema do país: os fogos. FoRES – Desenvolvimento da Resiliência das Florestas aos incêndios num cenário de alterações climáticas visa a diminuição do potencial de propagação dos incêndios florestais. David Carvalho, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Física coordena.

“O projeto FoRES irá testar diferentes estratégias de gestão florestal, testando diferentes espécies de árvores e vegetação e respetiva distribuição espacial, para determinar qual delas maximiza a resiliência das áreas florestais à propagação de incêndios florestais”, explica o investigador ao JE Universidades. A equipa de David Carvalho integra investigadores do CESAM e dos Departamentos de Física, Biologia e Ambiente e Ordenamento. Fora da UA, os parceiros incluem o Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo (ForestWISE) e um parceiro do Norwegian Institute of Bioeconomy Research.

Os investigadores irão pôr […]

Continue a ler este artigo no Jornal Económico.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: