Inovmilho 22

Dia de Campo – InovMilho 2022

O Diretor Regional da DRAPLVT, José Nuno de Lacerda Fonseca, acompanhou a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na sessão de encerramento do dia de campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho”, no dia 13 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.

O Centro de Competências resulta de uma iniciativa da Associação Nacional dos Produtores de Milho e sogro – ANPROMIS, em parceria com o INIAV e a Câmara Municipal de Coruche, que reúne 34 entidades.

Esta iniciativa, onde foram apresentadas técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e sustentabilidade da cultura do milho em Portugal, reveste-se de grande importância para a criação de sinergias entre o meio científico-académico, o sector produtivo nacional e as indústrias de apoio.

No dia de campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho” foram assinados dois protocolos. Um primeiro entre o InovMilho e Instituições de Ensino e Investigação com vista à implementação de um programa de estágios na Estação Experimental António Teixeira e um segundo entre a Universidade NOVA de Lisboa, a ANPOC, a ANPROMIS e a AOP que visa o estabelecimento de uma parceria estratégica na área dos cereais.

​A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na sessão de encerramento do dia de campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho”, reforçou ainda que “O #PEPAC é essencial para a implementação da Estratégia Nacional para a Produção de Cereais, nomeadamente na viabilização da atividade agrícola em todo território com rendimento justo e que permitida uma transição energética e digital sem perda de competitividade do país”.

Foram hoje divulgados, no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) www.gpp.pt, os guias orientadores referentes às medidas e instrumentos disponibilizados pelo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em Portugal (PEPAC), para o período 2023 a 2027, em particular no que respeita às intervenções com início em 2023, dirigidas ao continente.

Sendo Portugal um dos primeiros Estados Membros a receber a aprovação da Comissão Europeia, no passado dia 31 de agosto, decorre agora a operacionalização do PEPAC português, cujo início está previso para 1 de janeiro de 2023.​

Artigo publicado originalmente em DRAPLVT.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: