O Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, intitulado “O maior da minha aldeia”, que se realiza em Paredes, vai premiar as maiores abóboras, melancias e tomates, entre 56 participantes, informou hoje a organização.
O evento decorre de sexta-feira a domingo e inclui uma feira de produtos locais, espaços de restauração, zona para crianças e uma caminhada pelo Trilho do Alvre.
As abóboras, as melancias e os tomates de maiores dimensões (1.º 2.º e 3.º classificados) vão ser distinguidos com prémios monetários atribuídos pela organização.
O prémio mais elevado, de 1.000 euros, será para a maior abóbora.
Em 2021, a abóbora mais pesada tinha 699 quilos.
O concurso realiza-se no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar do Sousa, e dedica dois dias às pesagens dos hortícolas gigantes (sexta-feira e sábado), entre as 9:00 e as 12:00.
Para facilitar o acesso ao evento, a Câmara de Paredes, entidade organizadora, disponibiliza transporte, em diversos horários, desde o terreno do futuro parque de campismo de Alvre, até ao recinto do concurso.
Haverá ainda parques de estacionamento gratuitos.
O espaço contará, por outro lado, com animação musical, a cargo da Banda de Música de Cête e o do Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa.
A entrega de prémios aos vencedores do concurso está marcada para domingo, às 15:00.