A peste suína africana está a propagar-se a um “ritmo alarmante” na Europa, particularmente no leste do continente, onde o surto da doença, uma doença inofensiva para os seres humanos mas altamente contagiosa entre os animais, suscitou receios de uma maior propagação do vírus.
“O número de casos e áreas recentemente afetadas pela doença está a aumentar apesar dos esforços para a combater, e os países enfrentam grandes dificuldades para controlar e eliminar a doença”, disse Gregorio Torres, chefe do departamento científico da Organização Mundial de Saúde Animal, em resposta às perguntas da AFP.
Desde o início do ano, registaram-se 285 surtos de peste suína africana em explorações europeias, tendo a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) registado cerca de 71.000 casos desde 1 de Setembro.
O vírus propaga-se principalmente na parte oriental do continente, na Roménia (197 focos), Moldávia e Rússia ocidental, onde foram descobertos cinco novos surtos em explorações agrícolas na semana passada.
Ler mais aqui.