Quase 50 milhões de pessoas estão em risco de fome nos dez países mais afectados por fenómenos climáticos extremos, como secas ou inundações, alerta a Oxfam International num novo relatório.
A crise climática está a intensificar a fome no mundo, alerta a Oxfam International. Num novo relatório, a organização não-governamental (ONG) refere que o número de pessoas em situação de fome extrema mais do que duplicou ao longo dos últimos seis anos nos países particularmente afectados por fenómenos climáticos extremos, como secas ou inundações.
Das 48 milhões de pessoas que, actualmente, não têm comida suficiente na mesa nos dez países analisados no estudo, 18 milhões estão em situação crítica de fome, concluiu a Oxfam, um movimento global que visa combater a pobreza, desigualdade e injustiças no mundo. Somália, Djibuti, Quénia, Níger, Madagáscar, Burkina Faso, Zimbabwe, Haiti, Guatemala e Afeganistão foram os países escolhidos por serem os que receberam o maior número de apelos das Nações Unidas relativamente à ocorrência de fenómenos climáticos extremos desde 2000.
Estes países pouco contribuem para as emissões globais de dióxido de carbono (fazem apenas 0,13% das emissões, segundo o relatório, quando os países do G20 poluem 650 vezes […]