Os agricultores enfrentam hoje enormes desafios.
É necessário produzir mais e de forma mais sustentável, num cenário de incerteza e mudança constante. Ao mesmo tempo é necessário dar a conhecer ao consumidor, cada vez mais distante da produção, que somos nós, os agricultores, os principais defensores da preservação ambiental.
A agricultura tem um papel essencial na sobrevivência da humanidade no nosso planeta. É a agricultura que restitui ao ambiente e ao planeta o equilíbrio necessário para todo o ecossistema.
Nós os agricultores não temos dúvidas do nosso papel na sociedade, mas é nos períodos de crises económicas graves e inesperadas que acaba por se valorizar o setor agrícola. Os últimos dois anos mostraram isso de uma forma clara e inequívoca. É para todos evidente que é do trabalho dos agricultores que resulta o abastecimento alimentar indispensável à sobrevivência da população, por isso, investir na agricultura é garantir a soberania alimentar de um país, reduzindo os impactos que as guerras e pandemias possam ter na disponibilidade de alimentos.
Mais do que produzir alimentos os agricultores têm um papel importante na sociedade, na economia, nos ecossistemas e na coesão territorial. A agricultura cria o ambiente e as condições favoráveis à fixação de pessoas, garante maior dinamismo, vitalidade e prosperidade sustentável às regiões.
Com o aumento da população aumenta a necessidade de alimento, garantindo a sustentabilidade e preservação do ambiente. Cada vez mais trabalhamos com equipas multidisciplinares e em estreita colaboração, criando sinergias e unindo esforços para juntos encontrar as soluções que respondam aos desafios atuais: aumentar a produtividade, tendo em conta os limites ecológicos e promovendo a rentabilidade económica.
A tecnologia e o conhecimento são as nossas principais aliadas para a construção de um sistema produtivo que otimizem meios e recursos com práticas sustentáveis. É necessário apostar em projetos inovadores que identifiquem estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento local e regional.
Quer vivamos nas cidades ou no campo, todos dependemos da agricultura e sabemos que a grande herança dos agricultores para as gerações futuras consiste em deixar novas formas de produção de alimentos recorrendo ao uso da tecnologia garantindo assim a sustentabilidade economia, social e ambiental.
Vice–Presidente da APROLEP
A grande distribuição e a grande desvalorização da agricultura – Marisa Costa