Por iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, no dia 23 de setembro, comemorou-se pela primeira vez o Dia Europeu da Agricultura e Produção Biológicas.
O Comissário Europeu responsável pela Agricultura, Janusz Wojciechowski, referiu que este dia constitui “uma excelente oportunidade para aumentar a sensibilização para a produção biológica e promover o seu papel fundamental na transição para sistemas alimentares sustentáveis”.
Em Portugal, a organização deste evento, esteve a cargo da Agrobio em colaboração com a DGADR – Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A DRAPLVT, representada pelo Delegado Regional da Península de Setúbal, João Faria e pela técnica Paula Mesquita, participaram no evento que decorreu em Ourém.
A iniciativa contou com a participação de diversos produtores que debateram o tema da agricultura e produção biológica, tendo a 1ª parte da sessão decorrido no Teatro Municipal de Ourém e a segunda parte, durante a tarde, com a visita à Quinta do Montalto.
A sessão de encerramento, esteve a cargo da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que não estando presente pessoalmente, deixou uma mensagem.
Artigo publicado originalmente em DRAPLVT.