No ensaio de rega gota-a-gota em arroz que decorre em Pancas, no concelho de Benavente, à entrada na fase de maturação da cultura, no dia 22 de Setembro, «a poupança de água cifra-se em 48%, quando comparado com o sistema convencional, não se visualizando diferenças significativas no desenvolvimento do arroz», referem os promotores da iniciativa. Este ensaio foi instalado a 19 de Maio numa área de quatro hectares, propriedade da Orivárzea, por via de uma parceria tripartida entre a Magos Irrigation Systems, a Orivárzea e a Rivulis, contando com a validação científica do Instituto Superior de Agronomia (ISA), tendo-se entretanto alargado este consórcio a outras empresas.
Os promotores indicam que o ensaio «continua a decorrer da forma prevista» e que «as fases decisivas do ciclo da cultura – germinação, afilhamento, floração e aparecimento de panículas – decorreram normalmente e de forma similar à produção do arroz na modalidade convencional», disponibilizando aqui um vídeo realizado na fase de entrada de maturação do arroz. Também explicam que está previsto efectuar a colheita entre 12 e 15 de Outubro e que esta «será realizada sem qualquer diferença face ao modo convencional».
O consórcio sublinha ainda que «este ensaio visa avaliar a viabilidade da rega gota-a-gota para tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável, do ponto de vista do uso da água e outros factores de produção». Está previsto levar a cabo, no dia 15 de Novembro, em sala, a apresentação dos resultados, «com informação detalhada sobre a condução e evolução da cultura ao longo de todo o seu ciclo».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.