Órfaos e viúvas das colheitas

O tempo de colheitas é talvez o tempo de maior alegria para os agricultores mas é também o tempo de maior exigência. Para os agricultores e produtores de leite como nós significa adicionar ao trabalho de rotina com os animais uma longa jornada extra de trabalho no campo, jornada que às vezes se prolonga pela noite dentro. Colheita que é igualmente exigente no caso do milho grão, das vindimas, da fruta ou qualquer outra cultura.
Colheita que exige a dedicação dos agricultores, dos prestadores de serviços que conduzem as máquinas e tratores contratados para a colheita, dos mecânicos que asseguram rápidas reparações a qualquer hora para o funcionamento permanente, necessário para aproveitar as janelas de bom tempo.
É também um tempo exigente para os que se sentem “órfãos” ou “viúvas” das colheitas, filhos e esposas que deixam de ver pais e maridos durante semanas. Não inventei esta expressão, fui buscá-la a “agro-escritores” americanos (outra palavra que aprendi), partilhada num texto da The Farmer’s Daughter. Noutro registo, a Modern-day Farm Chick escreveu também esta semana sobre o desafio de segurar as pontas com dois gémeos bebés nos 15 dias de silagem. Agora, mais crescidos, já vão na cabine dos tratores e máquinas de ensilar a colecionar experiências e memórias. Bom trabalho, boas colheitas e não se esqueçam de comunicar com os mais próximos!
Para quem quiser seguir, coloco ligação para os dois textos que referi:

https://www.agdaily.com/insights/farm-season-when-many-become-harvest-orphans/ 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02PV6ajcBw1wWjKfNjaUNHq92F1rBxVaiE7eGoXXDebBgfFzAzZy7rySStWJPmbkP9l&id=100044307825512

O artigo foi publicado originalmente em Carlos Neves Agricultor.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: