IACA assinala Dia do Animal com iniciativa do projeto IACA Solidária na União Zoófila, às 14h30.
No dia 4 de outubro, Dia do Animal, 4 empresas nacionais produtoras de alimentos compostos para animais de companhia, juntam-se à iniciativa IACA solidária e doam quatro toneladas de ração à União Zoófila. Os alimentos para cães e gatos partem das Caldas da Rainha, de Ovar e de Ferreira do Zêzere em direção a Lisboa para serem entregues à União Zoófila e permitirão alimentar mais de 500 animais durante um mês.
As empresas Avenal Petfood, Petmaxi, Ovargado, S.A. e Sorgal Petfood estão sensíveis ao facto de existirem cada vez mais animais a serem abandonados e de as instituições que os acolhem necessitarem de apoio para continuar a realizar um trabalho que valoriza a sociedade portuguesa no cuidado e no tratamento da saúde e bem-estar animal.
Segundo Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA “Esta é mais uma iniciativa inserida no projeto IACA solidária, de afirmação da responsabilidade social do setor. Além disso, pretende, também, chamar a atenção da sociedade civil para o facto de a saúde e o bem-estar animal, tal como acontece nos seres humanos, estarem diretamente ligados à qualidade da sua alimentação.” Jaime Piçarra acrescenta “No atual contexto em que vivemos, temos a noção de que é ainda mais difícil o exercício da solidariedade. Todos, empresas incluídas, estamos a passar por dificuldades, mas a IACA, e estas empresas em particular, querem continuar a fazer o que está ao seu alcance para apoiarem as causas que consideram justas.”
Em Portugal, em contexto doméstico existem cerca de dois milhões de cães e um milhão e quinhentos mil gatos. De acordo com os dados mais recentes, 38% dos lares em Portugal possuíam um cão e 32% dos lares possuíam um gato. De acordo com as últimas estatísticas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre 2020 e 2021, o abandono aumentou mais de 30%. Um total de 43.600 cães e gatos foram abandonados e recolhidos por centros municipais em Portugal em 2021.
Ulisses Mota, da Avenal Petfood afirma “uma vez mais, juntamo-nos a esta iniciativa que consideramos de extrema importância”, já Luis Guilherme, da Petmaxi, considera que “tendo em conta a nossa área de negócio não podíamos deixar de nos associar à iniciativa da IACA solidária”, Lígia Pode, da Ovargado acrescenta “é nos momentos mais difíceis que devemos ser mais solidários e é exatamente isso que estamos a fazer ao nos associarmos a esta iniciativa”, António Isidoro, da Sorgal, acrescenta “as empresas têm um papel social. Ao estarmos presentes nesta iniciativa cumprimo-lo de duas maneiras: ajudamos a alimentar animais abandonados e pretendemos continuar a alertar as pessoas que o abandono dos animais é algo que não deve acontecer”.
Fonte: IACA