Com os obstáculos diários que a agricultura portuguesa tem enfrentado, são várias as barreiras que o setor agrícola conhece em 2022: as secas, a falta de apoio e o aumento do custo da produção.
Mas, se olharmos para o futuro, percebemos que também se avizinham outras tempestades. A falta de mão de obra e investimento podem desacelerar ainda mais a produção agrícola. Mas, algo que pode colocar um travão nesta ideia é uma possível alocação de um público jovem nesta área.
Isto apenas é possível com um conjunto de medidas, sociais e económicas, que atraem novamente público jovem para este setor, incentivando-os a conhecer o meio, a investir e a colocar uma nova perspectiva sobre os retornos que são possíveis através da agricultura.
Uma peça fundamental que nem sempre é fácil de entender ao entrar neste meio, é como são os financiamentos e quais as medidas para a compra de um terreno agrícola. E, mais nem sempre é assim tão simples encontrar um terreno à nossa medida, por isso, estas sugestões podem ajudar nesta procura.
Bolsa de Terras
Atualmente já existem propostas como a Bolsa de Terras, proveniente do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural através da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que incentiva o acesso a terrenos que não são utilizados.
É com esta medida que todas as pessoas interessadas num terreno baldio, possam então, desenvolver uma atividade relacionada com agricultura. A proposta é tão simples como através da Bolsa de Terras, ser possível encontrar um terreno agrícola para arrendamento ou compra.
Ainda em Portugal, mais propriamente nos Açores, o Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA) para beneficiar agricultores principalmente que pretendam investir num terreno agrícola criou um apoio. Esta medida tem uma relação direta com empréstimos, sendo possível uma bonificação de juros e obter uma comparticipação a fundo de partido.
Encontrar Terrenos nos Bancos
Esta solução em 2022 é conhecida a nível de imóveis, até porque é provavelmente a única que permite comprar uma casa a 100%, no entanto, os bancos também disponibilizam terrenos agrícolas nos seus portfólios.
Por norma, estes são terrenos provenientes de penhoras, ou seja, que foram dados como garantia em determinado financiamento e o contrato não foi cumprido, ficando assim na posse do banco.
Nestes casos, pode ser útil pesquisar nos bancos qual a oferta a nível de terrenos, porque pode ser possível conseguir um terreno agrícola a baixa custo e ainda conseguir um financiamento a 100% para o conseguir comprar.
Uma grande vantagem é mesmo a desvalorização que pode acontecer no terreno estando em posse do banco, até porque os bancos não têm interesse em manter propriedades do seu lado.
Crédito Para Comprar Terreno
Por outro lado, se já tem um terreno em vista, um financiamento para comprar terreno também pode ser pedido em grande parte das entidades financeiras.
Para um terreno agrícola é possível destacar duas ofertas dos bancos: por um lado temos o crédito terreno e construção, que por norma é virado para habitação mas que pode ser aplicado a terrenos com outras finalidades, e por outro, temos o crédito pessoal, que permite financiamento com menos burocracia associada, não sendo necessário indicar a finalidade do pedido.
Talvez o ponto de partida, será perceber quanto precisa para comprar o terreno, isto porque os créditos pessoais têm por norma um limite máximo de 75.000€, sendo então necessário olhar para ofertas de terreno e construção, caso seja necessário um valor mais alto.
É sugerido ainda ter em conta que na vertente de terreno e construção, é bem possível que o banco peça como hipoteca o terreno agrícola, isto é, o terreno é oferecido como garantia enquanto se paga o financiamento.
Leasing Para Terreno Agrícola
Numa vertente menos conhecida existe também uma solução da Caixa Geral de Depósitos e do Crédito Agrícola de leasing do terreno.
O leasing é uma modalidade de financiamento através da qual o agricultor, empresário ou em nome individual, pode adquirir um terreno agrícola, mas com um pagamento de uma renda. É ainda estipulado um prazo no contrato de leasing e no final do mesmo, o titular tem uma opção de comprar sobre o terreno.
Ao contrário de alguns tipos de financiamento, esta solução pode valer até 100% do pedido, com um contrato de 20 anos e com 2 anos de carência de juros. Além do mais, existem alguns benefícios fiscais que podem isentar impostos no processo de financiamento.
Fonte: Gestlifes