Os clientes internacionais da U.S. Soybean Export Council (USSEC) em toda a cadeia de abastecimento podem agora demonstrar melhor o seu empenho em obter ingredientes sustentáveis na compra de soja. O U.S. Soy Sustainability Assurance Protocol (SSAP) foi expandido para permitir a transferência de certificados SSAP até quatro vezes, para além do próprio importador.
Os clientes da USSEC há muito que procuram uma maior transparência na sustentabilidade das suas compras. Esta alteração ao SSAP pela Soy Export Sustainability, LLC, que é parcialmente financiada pelo checkoff nacional de soja, permite aos clientes manter registos das suas compras sustentáveis de soja nos EUA, utilizar estas compras para cumprir os seus objetivos ESG (Environmental, Social and Governance), e explicar o seu progresso para atingir esses objetivos. Os importadores poderão receber um certificado em seu nome de um exportador, sendo que, depois, o importador poderá transferir certificados para os seus clientes. Assim, estes certificados poderão ser transferidos mais vezes do que era idealmente proposto, ou seja, um total de quatro após a exportação.
“Assegurar o aprovisionamento sustentável de produtos é fundamental para o nosso compromisso com cadeias de fornecimento responsáveis. Estamos satisfeitos com a melhoria contínua das certificações SSAP, bem como com as metodologias transparentes e credíveis em vigor para medir o desempenho sustentável. Os certificados transferíveis são fundamentais para os nossos clientes e para o nosso negócio, para acompanhar e verificar que os produtos de soja que obtemos são criados de forma sustentável, levando a uma maior sustentabilidade do sistema alimentar global”, disse Dessislava Barzachka, EA Sustainability Execution Manager, Bunge.
O SSAP, que foi desenvolvido em 2013, é uma abordagem agregada verificada, auditada por terceiros, que verifica a produção sustentável de soja à escala nacional. O sistema foi concebido para manter o equilíbrio de massa de soja sustentável verificado em cada transferência e os cálculos de processamento da indústria também são incorporados no sistema. A organização que emite e segue os certificados é a Soy Export Sustainability, LLC.
Embora esta mudança satisfaça as necessidades dos compradores para demonstrar o seu compromisso de obter soja sustentável a curto prazo, a longo prazo a mudança poderá também ajudar a gerar procura dos seus produtos devido às mudanças nas preferências dos consumidores, que optam cada vez mais por produtos sustentáveis.
Segundo as diretrizes SSAP, os agricultores de soja dos EUA melhoram continuamente o seu desempenho em termos de sustentabilidade, assegurando um produto ainda mais sustentável no futuro. “Os agricultores de soja dos EUA têm um forte compromisso com a sustentabilidade, por isso estamos sempre a explorar a forma como podemos apoiar os seus esforços para verificar a sustentabilidade dos seus produtos. O SSAP faz isso, mas agora com certificados transferíveis, permite que essa verificação seja transmitida aos seus outros clientes” disse Abby Rinne, Directora de Sustentabilidade, U.S. Soybean Export Council (USSEC).
A soja dos EUA já é reconhecida como tendo a menor pegada de carbono se comparado a a soja de outras origens. Além disso, o SSAP inclui auditorias agrícolas realizadas por uma terceira parte independente – o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O SSAP ganhou recentemente Equivalência de Nível Prata quando comparado com a Avaliação de Sustentabilidade Agrícola (FSA) 3.0 da Plataforma de Iniciativa de Agricultura Sustentável (SAI Platform). É também avaliada positivamente com as diretrizes de fornecimento de soja da Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos para Animais (FEFAC) através do Centro de Comércio Internacional independente (ITC) e é reconhecida pelas Diretrizes de Fornecimento Sustentável de Soja do Fórum de Bens de Consumo e pelas Melhores Práticas de Aquacultura da Global Seafood Alliance.
O USSEC é um membro fundador do Soy Export Sustainability, LLC, focado na diferenciação, elevação da preferência, e acesso ao mercado da soja dos EUA.
Sobre o U.S. Soybean Export Council (USSEC)
O U.S. Soybean Export Council (USSEC) centra-se na diferenciação, elevação da preferência, e obtenção de acesso ao mercado para a utilização da soja dos EUA para consumo humano, aquicultura, e alimentação animal em mais de 80 países a nível internacional. Os membros do USSEC representam a cadeia de fornecimento de soja, incluindo produtores de soja dos EUA, processadores, expedidores de mercadorias, comerciantes, empresas agroalimentares aliadas e organizações agrícolas. A USSEC é financiada pelo USDA (U.S. soybean checkoff), USDA Foreign Agricultural Service (FAS), e pela indústria. Visite www.ussec.org para obter as últimas informações sobre soluções de soja dos EUA e notícias sobre o USSEC e U.S. Soy a nível internacional.