Câmara Municipal de Alenquer

Canhão Cársico de Ota integra Rede Nacional de Áreas Protegidas

Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota (MNLCCO) foi integrado na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

No passado dia 3 de outubro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou a aprovação do ofício entregue pelo município, antes do verão de 2022, confirmando desta forma a tipologia de monumento natural e a integração do MNLCCO na Rede Nacional de Áreas Protegidas, ficando também patente no portal do instituto.

O Canhão Cársico de Ota, reconhecido como área protegida desde 2019, reúne um conjunto de valores naturais, constituindo um dos mais valiosos tesouros do património natural, histórico e cultural de Alenquer. Apresenta um vale escarpado, estreito e profundo com vertentes abruptas, resultado da ação erosiva do rio no calcário do Jurássico Superior.

O ICNF justificou a integração, destacando o que já tinha sido anteriormente designado como “um dos mais interessantes vales em canhão das regiões calcárias portuguesas, com escarpas a pique e cones de cascalheiras”, lembrando ainda que “o vale integra o Inventário de Geossítios de Relevância Nacional desde 2014”.

A entidade relevou ainda o “curso de água sazonal que nasce na Serra de Montejunto, e que percorre a Serra da Ota, onde se formaram inúmeras cascalheiras ao longo de 2.5 km, devido à erosão flúvio-cársica das paredes verticais que formam atualmente o Canhão”, assim como a opinião de especialistas das diferentes áreas científicas, que atestam o facto de “o conjunto geomorfológico deste local e o seu excelente estado de conservação abrigarem comunidades vegetais e elementos biológicos de grande importância para a conservação da biodiversidade”.

No mesmo ofício, o instituto realça o facto de terem sido identificados 11 tipos de habitats e uma fauna diversificada, composta inclusive por espécies de aves com populações mais reduzidas e distribuição mais localizada.

Em simultâneo, foi também aprovado pela entidade o regulamento de gestão apresentado pelo município, anteriormente, que também cria o Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota. Entendeu o ICNF, então, que a área protegida “cumpre os procedimentos de classificação definidos no artigo 15.º do Decreto-Lei nº 142/2008, de 24 de julho”.

“Desejamos os maiores sucessos para o Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota”, termina dizendo o ofício do ICNF.

Para o município, trata-se um passo muito importante e o culminar de um processo que foi encarado como prioritário e despoletado há cerca de um ano, atendendo à necessidade de valorização do património natural do concelho de Alenquer, no qual já existe a Serra de Montejunto, também ela já reconhecida como Paisagem Protegida pelo ICNF.

“É uma decisão muito importante, que vem valorizar e reconhecer, muito substancialmente, este património natural do concelho de Alenquer. É um carimbo do ICNF, que passa a integrar o MNLCCO na rede de áreas protegidas do país e a referi-lo no seu portal. É um motivo de grande orgulho para nós, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, explica Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente e presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota.

“Temos de continuar a divulgar e preservar o nosso património natural e a responsabilidade é mesmo essa, até porque temos consciência de que ainda há um desconhecimento grande por parte dos nossos munícipes em relação a este património e, com esta integração na rede nacional, podemos começar a mudar essa tendência”, acrescenta.

A notícia chega numa altura em que decorrem as comemorações do 3.º Aniversário do MNLCCO, para o qual o município de Alenquer reservou um conjunto de atividades, que visam precisamente dar a conhecer este monumento natural local.

Entre as atividades, está prevista a inauguração de uma Estação da Biodiversidade, um caminho pedestre pedagógico, que trará maior autonomia aos visitantes. Consiste num trilho pedestre, dotado de sinaléticas interpretativas da fauna e flora, que ajudarão os visitantes a conhecer melhor a biodiversidade do local, sem necessidade de um guia.

Dessa forma, o município acredita ser capaz de atrair cada vez mais visitantes, sobretudo famílias, até porque “é mais fácil preservarmos aquilo que conhecemos”.

Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, vai estar presente nas comemorações do 3.º Aniversário do MNLCCO, no próximo sábado, dia 8 de outubro.

Fonte: Câmara Municipal de Alenquer


Publicado

em

,

por

Etiquetas: