A iniciativa pretende reduzir a cadeia de comercialização do produto e valorizar os produtores.
O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial lançou hoje, dia 10 de outubro, a plataforma drbravo.pt, uma nova ferramenta digital que visa encurtar a distância entre os consumidores e os produtores de maçã Bravo de Esmolfe, produto 100% português e único no mundo, originário da aldeia de Esmolfe, em Penalva do Castelo.
Para além da função comercial, este portal pretende ainda dar a conhecer as características medicinais da maçã, que segundo estudos científicos, ajuda a diminuir os fatores de risco diretamente relacionados com doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.
De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “este é mais um passo importante em prol da promoção e valorização da maçã Bravo de Esmolfe”. Principalmente numa altura muito difícil para os produtores que, para além da gestão da inflação, tiveram um percentual acentuado de quebras na produção devido m seca e a algumas condições atmosféricas adversas, apontou.
Este ano as encomendas estão a funcionar através de um sistema de reserva disponível no website, no entanto, já decorrem estudos e projetos piloto que visam investigar modelos de transporte para que a maçã possa seguir diretamente do pomar para casa do consumidor.
Nos próximos meses, serão também disponibilizadas experiências turísticas, bem como, um conjunto de subprodutos derivados da maçã Bravo de Esmolfe.