agricultura

Confagri saúda acordo na Concertação Social por integrar apoios reivindicados

A Confagri saudou hoje o acordo alcançado na Concertação Social para a atual legislatura e manifestou a sua satisfação pelo acolhimento de algumas das medidas por si reivindicadas, nomeadamente o apoio ao gasóleo agrícola em 10 cêntimos por litro.

Em comunicado, a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal “saúda o acordo e encontra no mesmo, algumas das reivindicações mais importantes que ultimamente tem vindo a colocar ao Governo através do Ministério da tutela [Agricultura]”.

No entanto, apesar de a confederação considerar que a questão do gasóleo agrícola (apoio de 10 cêntimos / litro), e dos apoios, via fiscal, aos custos inflacionados dos principais fatores de produção serem “medidas essenciais”, realça que “não [são] suficientes” face aos custos observados no contexto ibérico, para “minorar os impactos negativos” da atual crise.

Além disso, afirma que as medidas “carecem [ainda] de clarificação” na sua regulamentação e na sua “desburocrática aplicação”.

Na nota citada, a Confagri refere ainda que se vive uma “complexa crise”, pelo que se exige “uma monitorização permanente” da evolução da situação.

Neste momento de “satisfação” pelas medidas acordadas e há muito esperadas e reivindicadas de forma crescente nos últimos meses pelo setor agrícola, a Confagri deixa “uma palavra de reconhecimento” à ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, por ter sido a “porta-voz das reivindicações” do setor junto do Governo.

No entanto, a “complexa crise” que se vive, exige uma “monitorização permanente” da evolução da situação, “o que nos propomos acompanhar, incluindo a proposta de novas medidas, que se justifiquem”, lê-se no comunicado.

No domingo, o Governo e os parceiros sociais, à exceção da CGTP, assinaram no Palácio Foz, em Lisboa, um acordo de Concertação Social de médio prazo sobre rendimentos, salários e competitividade.

Na área da agricultura, dos planos aprovados consta a majoração do custo com fertilizantes, rações e compostos, e o apoio extraordinário no âmbito do gasóleo agrícola.

Confagri: Finalmente alguns apoios esperados


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: