A mação Bravo de Esmolfe, de Penalva do Castelo, ganhou uma plataforma digital para comercialização, disse hoje à agência Lusa o responsável pela entidade criadora do espaço, o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT).
“Já está disponível o maior pomar ‘online’ de maçã Bravo de Esmolfe. A iniciativa pretende reduzir a cadeia de comercialização do produto e valorizar os produtores através da plataforma drbravo.pt”, anunciou Cristóvão Monteiro.
Em declarações à agência Lusa, o responsável pelo Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) explicou que esta “nova ferramenta digital visa encurtar a distância entre os consumidores e os produtores de maçã” Bravo de Esmolfe.
“Principalmente numa altura muito difícil para os produtores que, para além da gestão da inflação, tiveram um percentual acentuado de quebras na produção devido à seca e a algumas condições atmosféricas adversas”, apontou.
A plataforma, que está a ser trabalhada há mais de um ano pela entidade, nasceu com o objetivo de acabar com “algumas preocupações existentes” à volta desta maçã, como, por exemplo, “a valorização do produtor”.
“As grandes distribuidoras acabam por arrecadar grande parte do lucro e o produtor acaba por ser prejudicado em algumas situações e quando o produtor recebe pouco pela matéria-prima também tem pouco para investir em novas produções e numa nova escala”, defendeu.
Este ano, “as encomendas estão a funcionar através de um sistema de reserva disponível no ‘website’”.
“No entanto, já decorrem estudos e projetos-piloto que visam investigar modelos de transporte para que a maçã possa seguir diretamente do pomar para casa” do consumidor.
Para além da função comercial, “este portal pretende ainda dar a conhecer as características medicinais da maçã”, “um produto 100% português e único no mundo, originário da aldeia de Esmolfe”, em Penalva do Castelo, distrito de Viseu.
Cristovão Monteiro disse que, “segundos estudos científicos, [a maçã] ajuda a diminuir os fatores de risco diretamente relacionados com doenças cardiovasculares, diabetes e cancro” e, por isso, “este é mais um passo importante em prol da promoção e valorização” desta fruta.
Também com o intuito de promover esta fruta, “nos próximos meses serão também disponibilizadas experiências turísticas, bem como um conjunto de subprodutos derivados da maçã Bravo de Esmolfe”.
O CEIT é uma entidade privada que nasceu em 2020, com sede em Penalva do Castelo, que trabalha com “várias regiões do país” em “vários serviços e projetos no sentido de valorizar os territórios e os produtos endógenos”.
Já está disponível o maior pomar online de maçã Bravo de Esmolfe