floresta

Mostra Tecnológica da Floresta divulga novos produtos e tecnologias em Cantanhede

Uma iniciativa destinada a divulgar novos produtos e tecnologias da floresta, oriundos de todas as instituições de ensino superior e parques de ciência e tecnologia da região Centro, decorre em Cantanhede, distrito de Coimbra, no dia 19.

A Mostra Tecnológica da Floresta INOVC+ está incluída, segundo os promotores – o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e pelo SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta – na temática sobre “os Futuros da Bioeconomia Circular de Base Florestal”.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à agência Lusa, a mostra tecnológica constituirá “um evento alargado de divulgação de novos produtos e tecnologias da floresta de todas as Instituições de Ensino Superior, Parques de Ciência e Tecnologia, e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador”.

Agendada para a tarde de dia 19, a partir das 14:00, no Parque Tecnológico de Cantanhede, inclui uma visita à mostra tecnológica “com interação com investigadores e empresas”.

A iniciativa inclui ainda um painel dedicado às empresas sobre “Modelos e Estratégias de Valorização do Conhecimento” e ainda o primeiro ‘think thank’ de literacia do futuro em bioeconomia circular de base florestal.

O evento de Cantanhede enquadra-se nas atividades do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro.

O INOVC+ envolve 19 entidades que, “através de ações conjuntas e complementares, pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projeção internacional na valorização e transferência do conhecimento científico e tecnológico para a economia regional”.

O consórcio, que é liderado pela Universidade de Coimbra, inclui ainda as Universidades de Aveiro e da Beira Interior e os politécnicos de Coimbra, Leiria, Tomar, Castelo Branco, Guarda e Viseu, para além de cerca de uma dezena de entidades e associações ligadas à transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento.

O projeto INOVC+ tem um investimento ilegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: