Fazemos o Melhor Vinho do Mundo mas é segredo. Só nós é que sabemos, nós e alguns felizardos pelo Mundo.
Se pesquisarmos um pouco no Google, quase todos os anos, algum Vinho Português ganha o prémio de melhor Vinho do Mundo, pelo menos para os jornais Portugueses. Mas se pesquisarmos nos outros países, também temos “muitos melhores Vinhos do Mundo” a ganharem prémios, a estarem nos rankings, críticas, concursos, etc. Nada contra, estas classificações ajudam os consumidores a navegar um mundo complexo, cheio de regras e nomes estranhos, em que basta mudarmos de país, para já estarmos perdidos.
Sabe comprar vinho Chinês, Russo ou Romeno? Pois é, foram os maiores produtores de Vinho logo depois de Portugal em 2021. Até o vinho do Brasil, que vem logo depois da Roménia e produziu metade da quantidade de Portugal, é difícil de comprar, porque não conhecemos as regiões, as castas e os produtores.
O que significa isto? A prova de Vinho e a classificação é feita por humanos e é bastante subjetiva. Não significa que realmente não tenhamos grandes Vinhos, e que em determinadas categorias e para algumas publicações e críticos não sejamos em dado momento, em dado ranking, crítica ou concurso, o melhor Vinho do Mundo mesmo.
Depois desta frase “O melhor Vinho do Mundo é Português!” que nos deixa felizes, (mas para quem trabalha no setor, pelo menos no meu caso, com um sorriso amarelo), segue-se outra frase menos agradável:“mas é tão difícil encontrar Vinho Português no estrangeiro.”
Aqui começamos a ter um caso complicado, fazemos o Melhor Vinho do Mundo mas é segredo.
Só nós é que sabemos, nós e alguns felizardos pelo Mundo.
Mas a realidade é um pouco diferente da perceção do consumidor, vamos a números: (Dados OIV 2021):
- Em 2021 Portugal foi o 9º País em Produção. O 11º em consumo total. Já sabemos que em consumo per capita somos o 1º. Fomos o 10º país que mais exportou Vinho.
- Fomos o país com o melhor ratio de Vinho engarrafado, versus vinho em Bag In Box e Granel, 92% das nossas exportações foram de Vinho engarrafado.
- Em ratio de Vinho a Granel, fomos o país que mais importou, 50% das nossas importações foram de Vinho […]