A Monte do Pasto acaba de vencer o Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde com o Ethical Meat. Este é um projeto inovador no campo da produção sustentável de carne e de aceleração de sustentabilidade no setor agropecuário, onde estamos a investir mais de 700 mil Euros, com cofinanciamento do Compete 2020.
“Contribuir para uma alimentação de maior qualidade nutricional e disponibilizar no mercado produtos alimentares produzidos de forma ética e sustentável são os objetivos primordiais do Ethical Meat, um projeto estruturante de inovação lançado pela Monte do Pasto e capaz de ser escalado a uma parte importante da indústria agropecuária. Sem dúvida, a atribuição deste Prémio vem enfatizar a importância crescente da sustentabilidade para um setor essencial à vida de todos.”, afirma Clara Moura Guedes, CEO Monte do Pasto.
E acrescenta: “Estamos a trabalhar há mais de um ano com centros de investigação e desenvolvimento de universidades nacionais (Évora e Minho) e parceiros tecnológicos pioneiros, com vista a desenvolver e aplicar metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção da nossa marca True Born, reforçando assim a estratégia de criação de valor da empresa que assenta em três pilares: sustentabilidade, qualidade e internacionalização. Sublinha-se ainda o enfoque nos projetos, tecnologias e soluções ambientalmente eficientes, como o AgroPV (Agrofotovoltaico), que temos testado no âmbito do projeto.”
A inovação tecnológica, pelo seu impacto positivo nos recursos, é cada vez mais valorizada pelo consumidor, dependendo o futuro da indústria agropecuária de um pacto claro e ambicioso entre todos os atores ao longo da sua cadeia de valor. Ao percorrer toda a cadeia de produção de carne bovina, o Ethical Meat, por via de uma redução eficaz do stress (térmico e de maneio), visa incrementar o bem-estar animal e obter um acréscimo de eficiência produtiva superior a 20% – além de promover o aumento significativo da qualidade. Permite, finalmente, explorar novas tecnologias de conservação e embalagem, que aumentam em mais de 25% o prazo de validade da carne – assim, reduzindo o desperdício e promovendo a utilização de materiais responsáveis.
Sublinha-se ainda o seu enfoque nos projetos, tecnologias e soluções ambientalmente eficientes, como o AgroPV (Agrofotovoltaico) aplicado ao aumento de sombreamento e, em simultâneo, a produção de energia “limpa”, que tem vindo a ser testada neste âmbito ou a opção por porções adaptadas ao consumo e ultracongelação, reduzindo assim, significativamente, um dos aspetos mais críticos da cadeia: o desperdício.
Na sua 9ª edição consecutiva, o Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 premiou os projetos mais inovadores em 4 categorias, alinhadas com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no sector e com a estratégia da instituição de crédito: Digitalização e Automação, Economia Circular e Biotecnologia Sustentável, Promoção da inovação e Alimentação, Nutrição e Saúde. Vencedora desta última em 2022, a Monte do Pasto foi distinguida enquanto produtora agrícola que promove uma alimentação mais equilibrada, nutritiva e saudável, mas que contribui igualmente para um menor impacto ambiental.
Sobre o Grupo Monte do Pasto – Vida ao Natural
Com mais de 40 anos de experiência no setor agropecuário, o Grupo Monte do Pasto lidera a criação de bovinos em Portugal. Situado no Baixo Alentejo, agrega uma das maiores áreas agropecuárias contínua do país, beneficiando do grande potencial para a (i) atividade integrada de criação de vitelos, (ii) recria de novilhos e (iii) produção de alimentação animal em grande escala e de forma competitiva. Com cerca de 65 colaboradores, a sua equipa inclui especialistas em todas as áreas da criação de bovinos e ovinos, nomeadamente em sanidade- medicina veterinária e sustentabilidade ambiental. Obteve importantes certificações no âmbito da Gestão da Qualidade – NP ISO 9001:2015, do Bem Estar Animal – “Beter Leven 3 Stars” e “Animal Welfare – Certificação Welfair™” e, da Sustentabilidade – “Pecuária Baixo Carbono” e “Modo Produção Integrada”, ao assegurar as melhores práticas de gestão agropecuária ética e sustentável. Em 2021, criou a marca True Born, cortes de carne desenhados para extraordinárias experiências de grelha, distribuída em Portugal, Macau e Hong Kong, posicionando-se num segmento de alta qualidade que responde às tendências emergentes de consumo mundiais e ao compromisso com o bem-estar animal e com o impacto social e ambiental. Recentemente, em conjunto com as universidades de Évora e do Minho, lançou e lidera o “Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne”, um projeto de inovação – cofinanciado pelo Compete 2020 – com um investimento superior a 700 mil euros, focado no desenvolvimento e implementação de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne. O projeto prevê, adicionalmente, a utilização de tecnologias de ponta, a utilização dupla dos solos integrando soluções de energia renovável (AgroPV) e o primeiro Parque Experimental de Bem Estar Animal da Europa.
O Monte do Pasto em números: 30.000 cabeças de gado/ano, 12.000 cabeças de gado em simultâneo, 11 herdades, 4200 hectares, 82 parques de recria de novilhos, e um volume de negócios de cerca de 30 milhões de euros, mais de 90% na exportação.
Fonte: Monte do Pasto