MERCADO EUROPEU
O aumento de peso médio ao abate pela quarta semana consecutiva em Espanha obrigou à ligeira descida da bolsa espanhola. Para além disso, na Europa central já se sente o Outono e o aumento da oferta de porcos, com a pressão da carne a precisar de ganhar alguma margem nesta fase. A Alemanha manteve, mas a quebra de 10 cêntimos de há três semanas continua a empurrar para baixo o preço dos países satélite como a Holanda e a Bélgica. Com esse movimentos os alemães ganharam competitividade no espaço europeu, vital para um país impedido de exportar.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 42/2022 (17/10 a 21/10): Espanha 1,72; França 1,76; Alemanha 1,57; Países Baixos 1,49; Bélgica 1,58; Dinamarca 1,46.
Tendência Geral:
A USDA publicou as suas estimativas relativas ao ano 2023, sendo o primeiro outlook para 2023. Prevê-se um crescimento da produção mundial em 1% por causa da China onde se prevê um aumento de produção na ordem dos 2%, continuando a recuperar da PSA. Com os preços altos da ração, prevê-se que o preço interna na China seja muito elevado.
EUA, México e Brasil também aparecem no lado dos aumentos de efetivo, compensando o recuo da União Europeia e Reino Unido.
Quanto ao consumo perspetiva-se um aumento do consumo da carne de porco a nivel mundial, dado o preço que se espera para a carne de vaca.
Fonte: FPAS