Ao fim de dois anos de paragem forçada, a CAP e um grupo de 12 produtores de vinho, partiram no sábado rumo à India, Singapura e Vietname para promoção dos seus vinhos em mercados de países terceiros.
No âmbito do programa de apoio à promoção de vinhos em mercados de países terceiros, a CAP retoma em 2022 as acções de promoção junto dos mercados asiáticos, para onde partiu no dia 15 de Outubro, na companhia de 12 empresas portuguesas.
A primeira paragem será na Feira Prowine Mumbai, India, onde Portugal se apresenta com a maior representação em eventos de vinhos neste país.
Segue-se Singapura onde os produtores portugueses pretendem retomar o trabalho iniciado em 2019, tendo preparado provas, jantar e uma masterclass.
A última paragem será no Vietname, onde Portugal regressa, e se espera que os produtores nacionais continuem a conquistar mercado.
Iniciativas como estas assumem uma enorme importância no contexto actual e pretendem ser uma alavanca às exportações nacionais de vinho. Portugal necessita de continuar a procurar novos mercados para negociar e também de encontrar alternativas a mercados como a Rússia e a Ucrânia que já assumiam posições importantes no ranking de exportações.
Nesta viagem pela Ásia estão presentes as seguintes empresas:
Adega da Vermelha
Adega de Monção
Adega Ponte da Barca
Quinta da Raza
Campelo
Casa Relvas
Casa Santos Lima
Falua
João Portugal Ramos
Manuel Costa &Filhos
Quinta das Arcas
Santos&Seixo
Artigo publicado originalmente em CAP.