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Projeto ‘online’ de Valongo vendeu 72 toneladas de hortofrutícolas em 18 meses

Um estudo sobre o projeto “O Mercado”, de venda na Internet de produtos hortofrutícolas criado em dezembro de 2020, em Valongo, contabilizou 72 toneladas de vendas num ano e meio, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Fonte da autarquia revelou à Lusa que o estudo decorreu entre dezembro de 2020 e maio de 2022, e esteve a cargo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), parceiro científico deste e dos outros projetos que constam do cronograma de ações do Plano Municipal de Saúde do Município de Valongo.

“Na economia local, foram assegurados dois postos de trabalho diretos, cinco agricultores aumentaram a sua oferta (quantidade e variedade) de fruta e legumes. No período em estudo [18 meses], foram vendidas 72 toneladas de produtos frescos e 32% dos clientes do Mercado passaram também a comprar fruta e legumes a produtores locais, na feira e na cooperativa”, assinalam as conclusões.

O município acrescenta que “os questionários recolhidos junto dos clientes do projeto permitiram concluir que 36% passou a comer mais legumes e 44% das famílias passou a consumir produtos que não comprava habitualmente, sendo que a proporção de clientes que consome vegetais no prato diariamente aumentou em 6%, após seis meses de adesão ao Mercado”.

Resultado de uma parceria entre a autarquia de Valongo e a Cooperativa dos Produtores Agrícolas local, os cabazes começaram por ser entregues semanalmente no Apeadeiro de Susão, à terça-feira, e em Ermesinde, na loja da cooperativa, à quinta-feira, junto à estação do comboio, no regresso das pessoas dos seus empregos, atualizando agora a nota de imprensa que podem ser levantados também à quarta-feira em Alfena, no Atlético Clube Alfenense e, no dia seguinte, num segundo ponto em Ermesinde, Junto ao Fórum Cultural.

A autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro dá nota ainda que, no âmbito da sustentabilidade ambiental, para “além de nutricionalmente mais vantajoso, o consumo de produtos locais e da época tem uma pegada ecológica reduzida comparativamente à opção por alimentos exóticos ou de produções fora de época, que implicam mais emissões de CO2”.

Outras contas da amostra realizada revelam o “aumento significativo da produção local de hortofrutícola escoada pela Cooperativa de Valongo: de 79.424 quilogramas (Kg) no primeiro semestre de 2020, 133.688 Kg no segundo semestre de 2021 e 143.067 Kg no primeiro semestre de 2022”.

Citado pela nota de imprensa, o autarca assumiu o objetivo de “melhorar ainda mais os indicadores alcançados e alargar os pontos de venda dos cabazes do mercado, disponibilizando cada vez mais produtos da terra às famílias do concelho”.

Acrescenta o comunicado que a entrega dos cabazes é “acompanhada por dicas e receitas saudáveis”, sendo na primeira compra oferecido um “saco reutilizável”.

Os cabazes estão disponíveis na versão “Família”, que inclui uma variedade de cinco produtos que podem pesar até cinco kg e custa 6,25 euros, e na versão “Super Família”, que contém até sete variedades com nove kg e custa 10 euros.

O Mercado está acessível em https://saude.cm-valongo.pt/projetos/o-mercado.


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