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150 Vinhos Portugueses presentes na Prowein Mumbai

A CAP levou a maior representação de sempre do setor dos vinhos nacionais à Índia, com a presença de 12 produtores nacionais. Seguem-se, nos próximos dias, ações de promoção em Singapura e Vietname. Abertura de novas geografias é essencial para encontrar alternativas aos mercados russo e ucraniano.

Na PROWEIN Mumbai 2022, iniciativa integrada no circuito mundial de umas das mais prestigiadas feiras do setor do vinho e que decorreu até esta terça-feira, na Índia, os visitantes puderam provar centena e meia de vinhos portugueses, de diferentes regiões. Ao todo, 12 produtores nacionais marcaram presença neste certamente, naquela que é, até agora, a maior representação portuguesa num evento de vinhos neste país asiático – organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), no âmbito do programa de apoio à promoção de vinhos em mercados de países terceiros. Os vinhos portugueses despertaram o maior interesse junto do público profissional desta feira onde também se encontravam muitos dos importadores que operam neste mercado.

Luís Mira, secretário-geral da CAP, refere: “A participação de Portugal na PROWEIN Mumbai foi um sucesso. Não apenas pelo número de produtores envolvidos, mas também pela recetividade dos visitantes aos vinhos nacionais. Sendo a Índia um mercado onde ainda existe pouca presença de vinhos nacionais e em que as condições de acesso ao mercado são logística e burocraticamente complexas, é também um mercado de grande dimensão onde as empresas portuguesas não podem deixar de estar.

Estiveram presentes nesta edição da PROWEIN Mumbai as seguintes empresas: Adega da Vermelha, Adega de Monção, Adega Ponte da Barca, Quinta da Raza, Campelo, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Falua, João Portugal Ramos, Manuel Costa &Filhos, Quinta das Arcas e Santos&Seixo.

Depois da presença na PROWEIN Mumbai, na Índia, segue-se agora périplo por Singapura e Vietname, onde decorrerão provas, master classes e jantares vinícolas de apresentação dos vinhos portugueses.

Depois de um interregno de dois anos, em que pandemia não permitiu a realização de ações de promoção dos vinhos nacionais, estas iniciativas assumem uma grande importância no atual contexto, como alavanca às exportações de vinho: não só Portugal necessita de continuar a procurar novas geografias para exportação, continuando o bom trabalho de internacionalização que vinha a fazer no período pré-pandemia, como também são uma forma de encontrar alternativas a mercados que já estavam a assumir posições importantes no ranking de exportações, como a Rússia e mesmo a Ucrânia.

De destacar ainda a iniciativa do Turismo de Portugal que, aproveitando a presença dos vinhos portugueses na PROWEIN Mumbai, organizou uma master class sobre Vinhos de Portugal, a gastronomia e o turismo nacionais. A CAP considera que estas sinergias são bastante positivas e deverem ser replicadas noutros mercados. A Confederação não pode também deixar de agradecer o inexcedível apoio e colaboração do embaixador de Portugal na Índia, Carlos Pereira Marques, que foi determinante para o sucesso desta iniciativa.

Fonte: CAP


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