Os produtores de banana na Madeira vão receber um apoio extraordinário de 10 cêntimos por cada quilo entregue no primeiro semestre, anunciou hoje o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.
Esta medida implica um investimento de 1,1 milhões de euros da GESBA, empresa pública que gere o setor da banana, indica o governante, em comunicado enviado às redações.
“Vamos distribuir 10 cêntimos por cada quilo vendido entre janeiro e junho deste ano, resultado do bom desempenho que foi alcançado pela GESBA e pelos nossos bananicultores. Sempre que há resultados positivos a empresa pública devolve as verbas a quem de direito”, salienta Humberto Vasconcelos, citado na nota.
O responsável pela pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Governo Regional (PSD/CDS-PP) refere também que no final do segundo semestre “será feita uma nova análise para que, com base nos indicadores verificados, seja possível distribuir um novo apoio extraordinário”.
Sobre o preço pago pela banana, Humberto Vasconcelos insiste que, desde 2009 até hoje, aumentou cerca de 30%, apontando que a criação da GESBA “foi fundamental para acabar com os problemas criados pelas cooperativas, e que foi também decisiva para o crescimento, qualidade e valorização do produto”.
“Há partidos e produtores isolados que pensam que a banana entra na GESBA e sai sem custos pelo meio. Desde a exploração até à comercialização há um longo processo e os custos são todos suportados pela empresa pública. Esses custos e os investimentos necessários são claros, estão auditados e são transparentes”, realçou.