Câmara de Tábua quer criar um centro interpretativo do mundo rural

A Câmara de Tábua, no distrito de Coimbra, quer recuperar um antigo edifício do município para criar um Centro Interpretativo do Mundo Rural – Memórias de Tábua, orçado em 200 mil euros.

A proposta deste projeto, levada hoje à reunião de Câmara, foi aprovada por unanimidade.

Num antigo edifício da autarquia a “ideia é fazer um Centro Interpretativo do Mundo Rural, designado também de Memórias de Tábua”, disse à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

Com o propósito de ser “um espaço de valorização das memórias, pretende ser também um espaço de recriação de atividades e transmissão dos saberes entre gerações”, adiantou.

O imóvel está localizado na estrada de São Fagundo, dentro da vila de Tábua, e a intenção é “recuperá-lo para que se torne um espaço museológico, inovador, criativo, interativo e que possa também atrair visitantes ao território”.

As temáticas a abordar neste novo museu passam pela floresta, a agricultura, o vinho do Dão, o pão, a pastorícia, o queijo e as artes e ofícios tradicionais e ainda a paisagem.

A proposta deste projeto será agora submetida à Assembleia Municipal de Tábua para depois ser candidatada a financiamento ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020- Renovação das Aldeias, através do GAL (Grupo de Ação Local) da ADIBER (Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra) 14-20.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: