Junto à margem portuguesa do Alqueva, no Rosário, a poucos minutos do Alandroal, é possível perceber e imergir na agricultura regenerativa. Conheça o ecossistema harmonioso da Terramay no qual confluem cultivo de frutas e hortícolas biológicos e criação de vacas mertolengas e cabras serpentinas.
Comece por uma visita guiada à herdade, com 562 hectares, “colada” às águas do Grande Lago, o Alqueva. Saiba como a Terramay implementa um tipo de agricultura que regenera os solos e não perca a oportunidade de contactar com os animais da quinta no ambiente natural. Quem percorre esta “Terra Mãe” facilmente vê vacas da raça Mertolenga, cabras da raça serpentina, ambas autóctones do Alentejo, a pastarem livremente. Porcos, borregos, galinhas e patos também permanecem ao ar livre. Todos têm um papel importante: enquanto comem, fertilizam a terra. Um dos seis princípios públicos da Terramay é precisamente o facto de os animais serem “tratados com o respeito que todo o ser vivo merece”. É que “o sol ainda brilha e a chuva pode cair, mas a interface da agricultura, o elemento onde toda a magia acontece, não funciona sem animais”, diz Anna de Brito, mentora do projeto com o marido, David de Brito, e o amigo, Thomas Sterchi.
Terramay foi idealizado para ser “um projeto para amigos, família e viajantes, que partilhem a mesma visão“, onde dizer “não aos produtos químicos, organismos manipulados geneticamente ou qualquer outra coisa que comprometa a saúde do planeta, dos clientes e a qualidade dos produtos naturais” também faz parte da carta de princípios do projeto. Terramay é uma homenagem à Natureza. Os criadores prometem “tudo fazer sem perder de vista o principal objetivo: a regeneração dos ecossistemas”. Escolheram espécies locais resilientes às condições […]