farmland

OE2023: Ministra assegura que agricultura é atividade económica em crescimento

A ministra da Agricultura assegurou hoje, em Lisboa, que a agricultura é uma atividade económica em crescimento, notando que a redução do número de explorações e o aumento da sua dimensão não é “necessariamente mau”.

“De facto, os censos mostram uma redução no número de explorações e um aumento da sua dimensão, o que não tem que ser necessariamente mau […]. Precisamos de escala para ter competitividade”, referiu Maria do Céu Antunes, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar conjunta com as comissões de Agricultura e Pescas e Orçamento e Finanças.

A governante assegurou que a agricultura é uma atividade económica em crescimento, apesar de reconhecer que, em alguns territórios, se verifica uma redução da dimensão das propriedades.

No que se refere ao regadio, a ministra disse que “é uma realidade em Portugal”, embora tenha notado que “não é perfeito”.

Assim, notou que está em execução o Plano de Regadios e a ser trabalhada a eficiência energética nas explorações, transformação e aproveitamentos hidroagrícolas.

“Já aqui disse que é necessário e fundamental articular usos e que possamos ter fins múltiplos. O que diz a lei da água é que, quando faltar ou quando estamos em vias de ficar sem, o primeiro uso é o abastecimento e depois o abeberamento animal”, referiu.

Conforme exemplificou, na barragem da Bravura, distrito de Faro, foi assegurado o apoio à população, em vez da rega, mas foram reabilitados três furos para regar pomares.

Neste âmbito, disse ainda que passaram a ser monitorizadas mais 20 pequenas albufeiras para garantir a viabilidade de pequenos agricultores.

“Alguns podem querer mascarar o trabalho que estamos a fazer. O que precisamos, verdadeiramente, é de um compromisso, que é o que temos e os agricultores sabem bem”, sublinhou.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: