Mercado Europeu
Por toda a Europa os mercados procuram alcançar a estabilidade. A Dinamarca mantém a sua toada de manutenções, mas também porque nunca atingiu preços tão altos como os seus competidores mais diretos. França depois de atingir o preço mais alto da Europa, segue agora com fortes quedas e a Alemanha fez uma manutenção “artificial” na medida em que os matadouros já avisaram que não voltará a acontecer na próxima semana.
Na Península Ibérica o cenário é de baixar os porcos para diminuir a pressão na carne. Veremos durante quantas semanas.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
No final da semana passada a Rússia anunciou que se retirava do acordo de circulação de cereais no Mar Negro em resposta a um “ataque terrorista levado a cabo pelo regime de Kiev com a participação de especialistas britânicos contra barcos da frota do Mar Negro” ao largo de Sebastopol.
Imediatamente a Turquia começou a negociar com a ONU e a Ucrânia para manter aberto o corredor. Chicago abriu no dia 31 de outubro a valorizar o milho e a soja e com forte subida no trigo. No entanto, nesse mesmo dia zarparam barcos com cereais pelo corredor, com uma carga total de 335.000 toneladas de produtos agrícolas. No dia 3 de novembro mais 7 barcos com 290.000 toneladas de produtos agrícola ucranianos partiram de Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi.
Na quarta-feira, o ministério russo dos negócios estrangeiros anunciava que a Rússia renovava o acordo.
Fonte: FPAS