Reduzir a distância entre o consumidor e o produtor, com serviços de consultoria especializada, é o que se espera do novo projeto europeu HORIZON – COREnet. A expansão das Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos (CCAA) encontram muitas vezes limitações em barreiras institucionais e regulamentares, ou em lacunas de conhecimento dos agricultores. Estas limitações podem ser superadas com serviços de aconselhamento especializado, capazes de identificar soluções e providenciar o aconselhamento necessário para impulsionar o desempenho e impacto das CCAA.
O projeto Corenet, cuja Associação IN LOCO é responsável pela implementação em Portugal, tem por objetivos dar a conhecer histórias de sucesso e apoiar o desenvolvimento sistemático de uma organização mais eficaz, através de uma rede pan-europeia de aprendizagem entre pares para peritos em CCAA. As atividades do projeto envolverão agricultores, atores locais e consultores, até chegarem aos consumidores. O projeto irá promover e integrar o aconselhamento e a diversidade dos consultores nos Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS) nacionais, enquanto apoia o seu trabalho com novas ferramentas.
Ao integrar esta parceria internacional, a IN LOCO contribuirá com a sua experiência e a da comunidade das Associações de Desenvolvimento Local e dos Grupos de Ação Local que estas dinamizam em Portugal, para afirmar os CCAA como formas sustentáveis e robustas de produção e consumo de proximidade, contribuindo para o direito universal a uma alimentação adequada, a melhoria da qualidade de vida das populações, modos de produção mais justos e sustentáveis e a diminuição dos impactos ambientais.
Este Projeto, coordenado pela Universidade de Foggia, envolve 13 parceiros de 11 países, que representarão o conceito de “multi-actores” dentro da cadeia agroalimentar e têm uma forte especialização em serviços de aconselhamento e orientação prática em CCAA de toda a UE-27. O projeto teve início em meados de setembro de 2022 e desenvolve as suas atividades até 2027.
Para mais informações:
Coordenador Geral – Fedele Colantuono, Universidade de Foggia,
Coordenador Nacional – Artur Filipe Gregório, Associação IN LOCO
Site do projeto: www.shortfoodchain.eu
Twitter: @shortfoodchain
LinkedIn: COREnet
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.